o projeto
PARQUES
DE BH
Os parques urbanos são expressões do direito à cidade e às práticas de lazer e turismo. E, mais que isso, representam indicador de saúde ambiental e repercutem na qualidade de vida e na ocupação democrática e acessível do espaço público pela população. Belo Horizonte, outrora conhecida como Cidade Jardim, possui 38 milhões de m2 de áreas verdes, sendo 14 milhões formados por espaços públicos municipais - 75 parques, mais de 750 praças e jardins e cerca de 210 espaços livres de uso público.
Diante desse cenário, a produtora Coreto Cultural realiza o projeto “Parques de BH”, viabilizado com recursos do edital Quatro Estações da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte - Belotur. A ideia consiste numa websérie para divulgar a beleza dos parques e ampliar o potencial turístico da capital mineira, com a divulgação da sua vocação para a natureza e o bem estar.
A estreia acontece no dia 30 de janeiro, tendo como cenário o Parque Municipal Jacques Cousteau com apresentação de Maurício Tizumba, Marcelo Dai, Black Josie e Elisa de Sena.
Parque
Jacques Cousteau
O Parque Jacques Cousteau surgiu de uma gleba de terreno de 468.500m2 que, por 20 anos, foi um dos maiores lixões de Belo Horizonte. Em 1971, transformou-se no Parque Vila Betânia e, em 1976, quando já era conhecido como Horto Municipal, foi transformado em Reserva Biológica e principal viveiro de produção de mudas da capital mineira.
O Jacques Cousteau abasteceu ruas, praças e parques de Belo Horizonte com espécies arbóreas e ornamentais. Fundado em 1991, o Jardim Botânico da cidade funcionou por 9 anos dentro do Parque Jacques Cousteau, até a construção de sua sede própria, na região da Pampulha. Em 2001, o Jardim Botânico foi transferido para sua localização atual, dentro da área onde funciona também o Jardim Zoológico, onde está concentrada a produção de espécies de grande porte para atender às necessidades de BH.
Hoje com 335 mil metros quadrados, o Parque Jacques Cousteau conta com mais de 70 espécies arbustivas e ornamentais, além de ricos compostos orgânicos que contribuem tanto para a beleza do paisagismo quanto para a saúde dos pulmões da nossa eterna cidade jardim.
depoimentos
Chico de Paula, roteiro e direção
"Descobrir o parque através das pessoas que o frequentam, das histórias e afetos ali contidos, revela uma personalidade que é daquela natureza - completamente integrada com as pessoas que ali convivem. É tudo só um elemento: as pessoas, os bichos, as árvores, o vento… O Jacques Cousteau tem uma personalidade admirável, delicada e ímpar”
Lílian Nunes, idealização, roteiro e direção
“Nossa meta é viabilizar o registro e a divulgação de grande parte dos 75 parques da capital. Realizar o piloto num parque tão acolhedor e bem cuidado, tesouro entre muitos que transformam a vida das pessoas e da cidade, é um estímulo para chegarmos lá. Não só os moradores, mas todos que visitam a cidade precisam descobrir quão surpreendentes são os Parques de BH!”
Maurício Tizumba, artista convidado
“Nossa Belo Horizonte é tão bonita, eu adoro as ruas, as praças e os parques. Estar ao ar livre, cantando, tomando todos os cuidados é uma alegria imensa, ainda mais em tempos de pandemia. Me considero privilegiado de integrar esse projeto que conta a história do Parque Jacques Cousteau, cenário de tantas histórias dos visitantes e pessoas que ali trabalham, sendo a sua própria história que é de transformação."
Nossa
EQUIPE
GABRIELA SANTORO
Coreto - planejamento e gestão
DANIELA SAVOI
Coreto - assessoria jurídica
LÍLIAN NUNES
Coreto - criação, direção e roteiro
CHICO DE PAULA
Arquipélago - direção, roteiro, fotografia e montagem
JANAÍNA PATROCÍNIO
JPZ - fotografia, montagem e finalização
ARQUIPÉLAGO
Produção
MAURÍCIO TIZUMBA, MARCELO DAI, BLACK JOSIE E ELISA DE SENA
Artistas convidados
DILA PUCCINI
Patuá - design e redes sociais
THIAGO BICALHO
Pesquisa e consultoria para roteiro turístico
PRISCILA LACERDA
Agente de evento e assistente de produção
FABIANA ROCHA
Tradução em Libras
RUTH LEA AMARAL
Financeiro e prestação de contas
JOZANE FALEIRO
Luz Comunicação - assessoria de imprensa